Copyright 2017 - Centro Social de Paramos

Campanhas

CAMPANHAS SOCIAIS

Consignação do IRS

Anualmente o CSP promove a campanha de divulgação da consignação de IRS.
O que é a Consignação do IRS?
A totalidade dos impostos que pagamos destina-se a financiar as despesas públicas do Estado, não tendo nós qualquer poder de decisão em relação a onde aplicar o dinheiro que pagámos. A única exceção diz respeito à possibilidade de destinar 0,5% do IRS que já pago durante o ano, a uma determinada IPSS (instituição Particular de Solidariedade Social) como é o caso do Centro Social de Paramos. Esta percentagem é retirada ao total que o Estado liquida, e não ao imposto que lhe deve ser devolvido, se houver lugar à restituição. Deste modo, sem qualquer custo para si pode destinar 0,5% do IRS ao CSP, apoiando assim a nossa Missão.

Recolha de Alimentos do Banco Alimentar

Bianualmente o Centro Social de Paramos marca a sua presença nas Campanhas de Recolha de Alimentos promovidas pelo Banco Alimentar, que recolhe e distribui várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal, como é o caso do Centro Social de Paramos.

A esta causa associam-se sócios, familiares, amigos, e voluntários do CSP.

A gestão e distribuição dos alimentos doados à instituição é feita pelas respostas Centro Comunitário, Rlis e Equipa de Rua Smacte.

Banco Alimentar: + info http://www.bancoalimentar.pt

Campanha do Agasalho

No âmbito da semana pelo combate à pobreza e à exclusão social, foi também realizada a Campanha do agasalho que reverteu a favor das pessoas sem-abrigo e vítimas de vulnerabilidade habitacional, acompanhadas no Ponto de Contacto - Balneário Social de Espinho e na Equipa de Rua SMACTE.

Campanha de Angariação de Fundos

O Centro Social de Paramos lançou em Fevereiro de 2016 a Campanha “DOE MOVIMENTO À SAÚDE PÚBLICA” que tem como objetivo angariar fundos para a compra e substituição da Unidade Móvel adaptada para a equipa de Rua SMACTE. Esta ação conta com o apoio media do programa a PRAÇA/ RTP.

PORQUE DEVE APOIAR A NOSSA CAMPANHA?

Todos os dias equipas especializadas deslocam-se em Unidades Móveis para garantir que os cuidados sócio sanitários continuem a ser uma realidade em Portugal. São conhecidas por Equipas de Rua, porque trabalham diariamente em espaço público, tendo o pragmatismo e até a coragem de marcar presença onde os problemas acontecem. Também assim é em Espinho há cerca de 14 anos, através da Equipa de Rua SMACTE, promovida pelo Centro Social de Paramos, que no ano passado sinalizou e acompanhou cerca de duas centenas de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, tendo um impacto indireto incalculável na saúde e bem-estar social da comunidade.

COMO APOIAR A CAMPANHA?

IRS SOLIDÁRIO - Doe 0,5% do imposto de IRS que já pagou ao Estado - NIPC 501 086 803

DONATIVOS ATRAVÉS DO IBAN – PT50 0007 0618 0013 6330 0038 3 ou na Sede – Travessa da Junta, 44 4500 - 451 Paramos

O Centro Social de Paramos tem vindo a promover um conjunto de eventos, nomeadamente Jornadas, Caminhada da Família, Espetáculo Musical Avô Cantigas, cuja receita reverteu a favor da causa.

A Campanha está em Movimento, acompanhe todas as iniciativas através do facebook https://www.facebook.com/centrosocialparamos ou neste site.

CAMPANHAS AMBIENTAIS

PROJETO LIPOR GERAÇÃO + | PROJETO CSP GIRA+

O Centro Social apresentou candidatura ao Projeto Lipor Geração+, que tem como premissas a “otimização de processos, a Gestão Ambiental, a Eficiência na Gestão de Recursos e a Sensibilização tendo como objetivos criar uma oferta educativa que promova o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis.“

A partir da aprovação da candidatura o CSP social de Paramos tem acesso privilegiado a benefícios ambientais, sociais e económicos, promotores da sustentabilidade.

Assim, e no âmbito da “Lipor Geração+” o CSP participou no concurso GERAÇÃO+ cujo foco é apoiar projetos, iniciativas ou ideias promotoras da sustentabilidade, promovendo a partilha de boas práticas entre instituições e reconhecendo o trabalho desenvolvido, apresentando o Projeto Gira+.

  • Este concurso teve 3 fases
  • Concorreram 34 entidades
  • Atribuição de prémios aos 3 melhores projetos

PROJETO CSP GIRA+

Em Julho de 2016 o projeto “Gira+” é reconhecido com o 3º prémio no valor de 750,00€ em material.

Projeto Gira+

DENOMINAÇÃO E OBJETIVOS

A denominação Gira+ atribuída ao projeto foi inspirada no logótipo do Centro Social de Paramos, o girassol, que é considerada a flor do sol, fonte de luz e calor. Pretende-se pois mobilizar a comunidade educativa e local a gerar + energia nas suas práticas diárias, contribuindo, num sentido mais lato, para a eficiência global da energia.

Neste sentido, o Centro Social de Paramos, propõe desenvolver um conjunto de ações destinadas a três grupos fundamentais colaboradores, comunidade educativa e comunidade em geral.

Colaboradores

Promover o desenvolvimento de formações/informações que estimulem a adoção de práticas diárias que contribuam para a redução do consumo energético na instituição;

Comunidade educativa

Dinamizar ações de âmbito pedagógico e recreativo que sensibilizem e mobilizem crianças, jovens, pais, idosos para uma utilização mais eficiente da energia na instituição e nos diferentes contextos da sua vida diária;

Comunidade local

Sensibilizar para a importância de uma utilização consciente dos recursos energéticos.

Contactos

Morada: Travessa da Junta, nº 44, 4500-541 Paramos
Telefone: 227330870
Telemóvel: 963239865
Fax: 227330879
E-mail: geral@centrosocialparamos.org

Área Reservada