Copyright 2018 - Centro Social de Paramos

Dia ao Contrário

Um pouco por todo o mundo hoje assinala-se o dia ao contrário e certamente o CSP não perdia este dia por nada.
Por isso decidimos dar um pouco de criatividade e loucura ao dia de todos e "viramos" (quase) tudo ao contrário!
Querem ver como correu? 

Veja a galeria de fotos no facebook.

Campanha Beata no Chão, Não!

 

  O Centro Comunitário promoveu, em parceria com o CLDS 3G “Espinho Vivo” – Eixo 3 e com o apoio da Câmara Municipal de Espinho, a segunda iniciativa da Campanha “Beata no Chão, Não!”, integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

  Esta ação, sob o mote “Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida!” foi considerada este ano pela Lipor, entre 173 ações registadas na sua área de influência, como a mais inovadora prática ambiental. Esta campanha, que decorreu no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos, integrou atividades como a pintura e colocação das “beateiras” e sensibilização dos moradores para a não deposição de beatas no chão, veio dar continuidade à pintura das “beatinhas”, decorrida em Julho. O sucesso desta iniciativa deveu-se ao esforço e dedicação de alguns moradores, incluindo crianças e adultos, que apoiaram nas várias etapas.

  Um agradecimento especial à empresa “Mestre da Cor”, cujo apoio pela oferta de latas e tintas, contribuiu para a concretização de mais campanha.
  O Centro Comunitário prevê alargar em 2018 esta sensibilização à comunidade em geral, colocando “beateiras” em locais estratégicos da freguesia e sensibilizando para as consequências nefastas das beatas no chão.
  Não se esqueça “Beata no Chão, Não!”

  Veja a galeria de fotos no facebook.

Dia Mundial de Luta Contra a Sida

  Atualmente, pelo menos, “um em cada três dos 2,3 milhões de pessoas com VIH na Europa não tem consciência do seu estatuto serológico para o VIH. Metade das pessoas que vivem com VIH tem um diagnóstico tardio – o que atrasa o acesso a tratamento.”
  Tal significa que muitas pessoas não fazem o teste antes do surgimento de sintomas. Estas estatísticas indicam que é necessário fazer mais para incentivar as pessoas que desconhecem o seu estatuto serológico para o VIH a fazer um teste e direcionar melhor os testes para o VIH às pessoas que possam ter estado em situação de risco.
  Pelo 4º ano consecutivo, o Centro Social de Paramos /Equipa de Rua SMACTE associou-se à iniciativa Semana Europeia do Teste VIH - Hepatites - em parceria com a Associação Abraço e com o apoio do Município de Espinho, através da realização de rastreios à população em geral de forma confidencial, anónima e gratuita, entre os dias 17 e 24 de Novembro.

  Relembramos que a Equipa de Rua SMACTE mantém-se na Rede de Rastreio Comunitário, como um dos pontos acessíveis em Portugal para rastreio às doenças infeciosas de forma gratuita, anónima e/ou confidencial, podendo por isso marcar o seu teste através do telefone 969842614.
  
O SMACTE aconselha: Previna, Rastreie,Trate de Si.

  Veja a galeria de fotos no facebook.

Séniores (En)cantam com as janeiras

Também os nossos séniores não perdem nunca a oportunidade de "reviver as tradições" e de dar um "pulinho" à rua!

Dizem que a alegria e a boa disposição não escolhem idades. E os nossos idosos são a prova disso, não são?!

Espalham a animação em todos os sítios que vão.

Veja a galeria de fotos no facebook.

Jantar de Natal no Lar S. José

Partilhamos na nossa galeria do facebook alguns dos momentos vividos no jantar de natal que se realizou no passado dia 15 de dezembro no Lar S. José.

Uma noite onde os nossos séniores receberam a visita de representantes de todos os órgãos sociais da instituição e dos convidados/as: Vereadora da Ação Social e Cultura (CME), Dra. Leonor Lêdo da Fonseca, Presidente da CME Dr. Pinto Moreira,presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias, Dr. Carlos Jorge Machado (Farmácia Machado) e do pároco Nuno Oliveira.

Também o ABCR / Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos - Espinho e a Banda Paramos( BUMP) vieram dar as boas festas, contribuindo para uma noite cheia de alegria e de muita animação e a quem deixamos um especial agradecimento por todos os bons momentos que proporcionam.

No Lar S. José reinou o espírito natalício entre colaboradores/as, utentes e convidados/as… E com certeza não poderia ter sido de outra forma, porque o Natal é isto mesmo! É celebrar a amizade e a união … É partilhar os afetos a que todo o ser humano tem direito, mas que em especial todos os idosos merecem diariamente receber.

E assim se cumpriu mais uma tradição natalícia!

Prevenir a diabetes no Lar S. José

A diabetes é uma doença crónica que atinge cada vez mais pessoas em Portugal e o seu tratamento depende da conjugação de três fatores:

• Alimentação,

• Atividade física 

• Medicação

De forma a estimular os nossos idosos a praticar uma alimentação mais saudável e variada, no dia mundial da diabetes, que se assinalou a 16 de novembro, oferecemos um lanche um pouco diferente do habitual... Substituímos o tradicional pão por bolachas de milho com queijo fresco e compota de abóbora!

E sabem o que aconteceu? Os nossos idosos adoraram!

Veja a galeria de fotos no facebook.

Missão Pijama na Infância

Querida Família, partilhamos convosco algumas imagens da mais solidária e divertida missão do ano: a missão pijama! Embora as imagens possam mostrar o quanto nos divertimos, não vamos conseguir transmitir por imagens, nem por palavras o que aprendemos de tão importante… Ser solidário! Porque ser solidário só se transmite,só se vê, só se sabe ser ... com atos! E nós estamos muito felizes por termos tido a oportunidade de ajudarmos tantas outras crianças que, tal como nós, deveriam ter direito a crescer numa família… Sabemos que nem sempre o mundo é muito justo, mas de pequenino aprendemos que é possível transformá-lo num Mundo muito melhor, mais justo, mais bonito e bem mais divertido. E para essa grande Missão para com o Mundo vamos sempre contar com o teu apoio, com a tua solidariedade, com o teu carinho, com o teu amor e amizade. Porque tudo isso é o que eu preciso para ser feliz e assim fazer os outros felizes. Vamos juntos construir um Mundo onde todas as crianças possam crescer com a memória de uma vida em Família!

Veja aqui a galeria de fotos.

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis no Lar S.José

Para assinalar o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis decidimos confecionar com os nossos séniores uma deliciosa e saudável receita de panquecas de aveia com maçã caramelizada. Esta ação teve como objetivo dar continuidade ao trabalho de sensibilização que fazemos com os idosos no sentido de combater a obesidade e incentivá-los para a adoção de regime alimentar equilibrado!

Recordamos ainda que para manter hábitos saudáveis na alimentação recomenda-se que: tome o pequeno-almoço todos os dias; coma de 3 em 3 horas; coma 5 peças de fruta/legumes por dia; beba uma boa quantidade diária de água; use menos sal e açúcar nas refeições. 

Veja a galeria de fotos aqui.

Semana de Prevenção de Resíduos

O Centro Comunitário e o Eixo 3 do CLDS "Espinho Vivo" participaram na Semana da Prevenção de Resíduos promovida pela Lipor, sendo o tema desta edição "Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida! ". 

Para o efeito as respostas realizaram a ação “Beata no Chão, Não!” - que consiste na execução e colocação de Beateiras no Complexo Habitacional Q. de Paramos - e dinamizaram, em parceria com a Lipor, o workshop "Enfeites Natal, dá-lhe uma nova vida".

Estas ações tiveram como objetivos sensibilizar e relembrar a população que os produtos podem ter uma segunda vida, seja através da reparação ou da reutilização.

Resultados do concurso de selfies

A propósito da comemoração do "Dia do Amigo", o Centro Social de Paramos através do CLDS 3G "Espinho Vivo" - Eixo 3, lançou o desafio aos jovens do concelho de Espinho para nos enviarem a sua melhor selfie com o/a melhor amigo/a.

Todos as fotos foram vencedoras pela sua criatividade no entanto, e conforme previsto no regulamento do concurso, serão premiadas somente as 3 melhores!

Divulgamos assim os nomes e fotos dos contemplados: 

1.º Lugar: Maria João Resende

2.º Lugar: Diogo Xavier

3.º Lugar: José Ferreira e Diogo Amorim

PARABÉNS a todos os que participaram nesta iniciativa!

Aviso: Os vencedores deverão entrar em contacto com o Centro Social de Paramos através do facebook e por mensagem privada ou ligando para o número 96 315 61 83

Veja as fotos premiadas aqui.

 

São Martinho no Bairro

Da união de esforços celebrada entre a Comissão de Moradores do Complexo Habitacional da Quinta de Paramos e o CLDS 3G “Espinho Vivo” – Eixo 3, resultou a comemoração de uma das mais emblemáticas festas de outono do nosso país - o S. Martinho. 

Este evento, ocorrido no passado dia 11 de novembro, realizou-se no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos e contou com a presença de inúmeros residentes daquele espaço bem como de entidades oficiais/parceiras do referido projeto (Câmara Municipal de Espinho, Junta de Freguesia de Espinho e ADCE).

Numa tarde brindada pelo sol, alegria e boa disposição, assaram-se as castanhas, brindou-se à iniciativa, esforço e dedicação das partes envolvidas e deu-se aso às tradicionais brincadeiras, às quais não escaparam miúdos e graúdos. 

Sem dúvida, uma tarde para recordar……

Veja a galeria de fotos aqui.

Centro Comunitário vive o futebol do S.C. Espinho

 

No sentido de proporcionar o acesso a equipamentos desportivos e sociais do concelho e incentivar para a prática do desporto, o Centro Comunitário promoveu no passado domingo uma visita ao Estádio do Sporting Clube de Espinho para se assistir ao jogo Espinho - Sousense.

A sinergia solidariedade e desporto originou uma tarde muito bem passada entre miúdos e graúdos, reforçada pela grande vitória do Espinho por 3-0.

Fica o desejo de se repetir esta experiência, oportunidade única para uns, e o recuperar de uma tradição há muito vivida, para outros!

Deixamos ainda um especial agradecimento à direção do SCE que amavelmente cedeu as entradas a todos os nossos utentes e colaboradores/as.

Sala 7 na apanha à caruma

Na passada semana as crianças da sala 7 fizeram uma atividade muito divertida na sede do Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos - Espinho / ABCR ... Foram apanhar caruma!

Quererá isto dizer que os nossos pequenotes já estão a preparar o S. Martinho?

Veja a galeria de fotos aqui.

IV Convívio Interinstitucional Sénior

O 4.º convívio interinstitucional sénior promovido pelo Centro Social de Paramos através das respostas de apoio à terceira idade aconteceu na tarde de ontem no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE). Esta iniciativa, realizada anualmente no âmbito da comemoração do mês do idoso, voltou a contar com a presença de outras instituições do concelho, nomeadamente Santa casa da misericórdia, Associação S. Francisco de Assis de Anta, Centro social Paroquial de Silvalde e Cerciespinho, a quem agradecemos a presença e a alegria que “trouxeram” para o evento, que teve como objetivos proporcionar momentos de descontração e animação e fomentar uma maior ligação entre os séniores das diferentes instituições. O espetáculo teve início com a atuação de 4 jovens alunas do Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira que apresentaram uma dança bem divertida! Seguiram-me momentos de ilusionismo e de muita comicidade com o ilusionista Espinhense David Sousa, reconhecido internacionalmente e considerado o ilusionista português mais premiado, que com magníficos “truques” fez alastrar o suspense e a boa disposição por toda a plateia! A iniciativa contou ainda com a presença do presidente da direção do Centro Social de Paramos, Arq. Costa e Silva e em representação da Câmara Municipal de Espinho, com a Vereadora Eng. Lurdes Ganicho e a Chefe de Divisão da Ação Social, Dra. Manuela Avelar . O Centro Social de Paramos deixa um especial agradecimento aos alunos/as e professores/as do Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira, particularmente ao grupo de dança e aos alunos do curso de restauração e bar pela colaboração nesta iniciativa. Fica ainda um grande reconhecimento ao ilusionista David Sousa pela sua disponibilidade, amabilidade e dedicação. Ainda, o agradecimento ao Face - Fórum De Arte E Cultura De Espinho e Câmara Municipal de Espinho pela cedência do espaço.

Veja a galeria de fotos aqui.

Quermesse Comunitária e Feira das Trocas animam o Bairro!

Realizou-se a 25 de outubro a já tradicional Quermesse Comunitária promovida pelo Centro Comunitário e a Feira das Trocas dinamizada em parceria com o Eixo 3 do CLds “Espinho Vivo”. Estas ações desenvolvidas no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos têm como objetivos promover a participação, o convívio e o entretenimento dos moradores, possibilitar a aquisição de vestuário, calçado, brinquedos, material escolar e artigos de utilidade doméstica e incentivar a reutilização de objetos/troca de produtos, dando-lhe a mesma ou outra utilidade. Jogos recreativos, animação infantil, música e muita dança foram algumas das atividades desenvolvidas durante uma tarde que fica verdadeiramente rubricada pela animação entre os moradores do complexo e os alunos do 1º ano do curso de apoio psicossocial da Escola Profissional de Cortegaça, a quem agradecemos a divertida e empenhada colaboração!

Veja a galeria de fotos aqui.

Despensa Comunitária no Programa "Mundo Local"

Contactos

Morada: Travessa da Junta, nº 44, 4500-541 Paramos
Telefone: 227330870
Telemóvel: 963239865
Fax: 227330879
E-mail: geral@centrosocialparamos.org

Área Reservada