Copyright 2017 - Centro Social de Paramos

Férias Vivas CATL - Julho

As férias vivas de verão ainda não terminaram , mas o CATL despede-se de julho com euforia e muitas lembranças.

Ao longo destas semanas não faltaram passeios,atividade física, ateliês e muitos momentos de pura brincadeira!

Veja a Galeria de Fotos na nossa página do Facebook.

Avô Cantigas com o CSP

Foi na tarde do dia 12 de junho que o Avô mais conhecido de Portugal subiu ao palco da Nave Desportiva de Espinho para apresentar o espetáculo Avô Cantigas- O Pópó do Papá.

O cantor apresentou-se com um espetáculo familiar muito divertido, de grande interação e proximidade com o público que fez vibrar avós, pais e as centenas de crianças presentes. Também “Mimi” e “Zequinha”, os seus netinhos Paramenses, não faltaram à chamada e acompanharam o cantor com muito humor e diversão. A animar gerações de portugueses há mais de 34 anos, o avô espalhou simpatia e muita animação dando a oportunidade aos presentes de tirar no final do espetáculo, uma foto “em família”!

Esta foi mais uma das várias iniciativas integradas na Campanha “Doe Movimento à Saúde Pública que tem como objetivo angariar fundos a favor da compra de uma viatura para a resposta social SMACTE. Assim foi uma tarde solidária em que “doar” foi uma grande animação.

Veja a Galeria de Fotos na nossa página do facebook.

CSP em Festa

A família do CSP juntou-se no dia 23 de julho para a festa de encerramento do ano letivo (2015/2016), bem como para comemorar o 36º Aniversário da Instituição. Esta celebração contou ainda com a presença de representantes de várias entidades concelhias que congratularam a direção e colaboradores nesta data tão especial.  Foi ainda assinado o protocolo de empreitada das obras de ampliação do lar que iniciarão brevemente.

A Direção do CSP agradece a presença de todos.

Veja a galeria de fotos na nossa página do facebook.

Crianças e jovens da NETECA participam em atividades interinstitucionais!

Foram oito dias recheados de muita animação, alegria e movimento!

Torneio de Ténis de Mesa, Peddy-paper e Torneio de Futebol de Praia Inter-instituições, promovidos pela ADCE e Jogos sem Fronteiras, dinamizados pelo CLDS (eixo 2 - Cerciespinho), foram as atividades que crianças e jovens dos três Centros Comunitários do concelho de Espinho tiveram a oportunidade de participar.

Experiências a repetir, que serviram acima de tudo para criar e reforçar laços de amizade entre os participantes!

 

Peddy - Paper Limpinho

22 crianças e jovens participaram no dia 27 de julho no Peddy - Paper Limpinho que se realizou no Bairro Habitacional da Quinta de Paramos, no âmbito da Ação Bairro Brilha +, em parceria com o CLDS 3G “Espinho Vivo” (Eixo 3) e com apoio da Câmara Municipal de Espinho e Lipor. Através de jogos de sensibilização educativa a atividade permitiu estimular crianças e jovens para a adoção de comportamentos ambientais positivos, nomeadamente a separação e reutilização de materiais.

Veja a galeria de fotos na nossa página do facebook.

 

Avós do Lar de S. José em Festa!

Os nossos avós do Lar S. José participaram no dia 26 de julho na comemoração do Dia dos Avós que foi assinalado pela Área Metropolitana do Porto em parceria com o Município de Espinho, no Pavilhão das Travessas, em S. João da Madeira.

O programa de atividades contou com várias animações, sendo a artista Maria Lisboa cabeça de cartaz. Esta tarde de alegria, confraternização e partilha de experiências terminou com um lanche no Europarque.

Veja a galeria de fotos na nossa página do facebook.

Eixo 3 promove “Focus Group Sénior”

O Eixo 3, do CLDS 3G Espinho Vivo, dinamizado pelo Centro Social de Paramos, dedicou parte dos meses de maio e junho à intervenção junto da comunidade sénior do concelho de Espinho, através do desenvolvimento da atividade “Focus Group Sénior”, uma técnica utilizada em pesquisas que tem como objetivo a recolha de dados que permite identificar as necessidades, interesses e motivações desta população alvo. Esta atividade contou com a participação de 49 adultos/seniores, das instituições: Centro Social de Paramos, Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho, Associação de Socorros Mútuos de Anta, CerciEspinho e de um grupo de idosos da freguesia de Guetim. A temática abordada com estes 5 grupos foi “A alimentação dos dias de ontem e de hoje”. Esta ação para além de ser muito enriquecedora ao nível da partilha de saberes, convívio e interação consequente, teve também como objetivo explorar questões relacionadas com as diferenças da alimentação no presente VS passado no que concerne à qualidade, quantidade, dificuldades vivenciadas, entre outros.

Uma forma simples e enriquecedora de dar voz a uma geração conhecedora de duas realidades diferentes relativamente aos hábitos alimentares.

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é sempre um dia muito especial… mas não pode ser visto apenas como uma festa onde as crianças ganham presentes.

É um dia em que se deve relembrar as centenas de milhares de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações. Por isso relembramos a Declaração Universal dos Direitos da Criança:

Princípio I - Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio IV - Direito a alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe.

Princípio V - Direito a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Princípio VII - Direito a educação gratuita e ao lazer infantil.

Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Felizes somos por acompanharmos crianças tão felizes. E Juntos vamos torcer para que todas as crianças do Mundo tenham, um dia, a mesma oportunidade! Feliz Dia da Criança a todas as crianças, a todos os adultos!

Veja a galeria de fotos na nossa página do facebook.

Seminário "As Exigências da Longevidade"

Cuidar dos idosos de forma digna, oferecer-lhes qualidade de vida é assumidamente uma das missões do Centro Social de Paramos.

Esta foi a proposta para a organização deste seminário cujo tema foi “As Exigências da Longevidade” e que se realizou no dia 20 de maio no Fórum de Arte e Cultura de Espinho. Nele foram abordadas questões relativas à importância dos cuidadores, do cuidar dos cuidadores, das doenças degenerativas, e processo de reabilitação psicológica. Foi também enfatizado o papel fundamental das IPSS no cuidar dos idosos, realçada a importância e consequências positivas do trabalho multidisciplinar, destacando assim algumas áreas de intervenção, tais como a animação, a fisioterapia e a nutrição, considerando cada uma delas como um elemento fundamental para um envelhecimento com saúde e autonomia. Os participantes foram bastante ativos na intervenção, reforçando assim a importância da partilha de saberes e experiências entre técnicos de diferentes instituições e de diferentes áreas de intervenção, cumprindo assim o objetivo deste Seminário.

Veja a Galeria de Fotos na nossa página do facebook.

Ação Bairro Brilha+

O Centro Social de Paramos (Centro Comunitário e CLDS Espinho Vivo-eixo 3) irá promover de maio a outubro um conjunto de atividades de caráter informativo e recreativo destinadas à população residente no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos.

Realizadas com o apoio da Câmara Municipal de Espinho e da Lipor, as mesmas visam essencialmente incentivar nos moradores a adoção de práticas diárias que contribuam para uma melhor imagem e cuidado do seu bairro.

A primeira decorre no dia 18 de maio com a "Lipor TV - O Rumo do Consumo", seguindo-se as atividades Brigadas da Limpeza, Atelier de Reutilização Criativa, Peddy-Paper Limpinho, Visitas em Família à Lipor, Entrada Brilha+ e Feira das Trocas.

 

Idosos do Lar S.José participam em tarde de Convívio na JFE

A convite da Junta de Freguesia de Espinho e integrada na Comemoração do 127.º aniversário da independência de Espinho, um grupo de 15 idosos das respostas sociais de Centro de Dia e ERPI, participaram numa tarde dedicada à música e ao convívio. Ao som da actuação de dois grupos musicais, um dos quais "Remédio Santo", foi possível recordar, cantarolar e desafiar os participantes a" voltar atrás" no tempo.

O Centro Social de Paramos agradece o convite!

600 caminhantes na X Caminhada de Paramos

Centenas de famílias não faltaram à chamada para comemorar o Dia Internacional da Família, que se traduziu na participação de mais de 600 caminhantes que percorreram cerca de 5 kms, desde o edifício sede do CSP (Paramos) até à Praia da Baía em Espinho, onde a animação foi constante.

Após a caminhada realizou-se uma Mega Aula de Zumba dinamizada por Marta Dias (Gym Marta Dias) e Simone Almeida (X5 Health Club) e as crianças divertiram-se nos insufláveis, desenhos e pinturas. Este evento desportivo e solidário fica marcado pela energia e boa disposição de todas as Famílias. Uma manhã de domingo (15 de Maio) em Família, em que todos doaram Movimento à Saúde Pública. Fonte: Espinho TV

Veja a Galeria de Fotos na nossa página do facebook.

X Feira das Profissões 2016

Divulgar e sensibilizar estudantes e população desempregada para a oferta formativa, educativa e profissional existente dentro e fora do concelho, foi o grande objetivo da Feira das Profissões do CSP que este ano recebeu cerca de 1100 visitantes.

A iniciativa, que constituiu uma oportunidade de Lançar o Futuro de jovens e desempregados, contou com a presença de 30 expositores que incluiu escolas, centros de formação, empresas de trabalho temporário, instituições concelhias e entidades civis. 

Assim “Lançamos o Futuro"!

Veja a galeria de fotos do primeiro dia na nossa página do facebook.

Veja a galeria de fotos do segundo dia na nossa página do facebook.

 

 

 

X Feira das Profissões a 11 e 12 de maio

Centro Social de Paramos promove campanha de angariação de fundos

O Centro Social de Paramos vai promover ao longo deste ano a Campanha “DOE MOVIMENTO À SAÚDE PÚBLICA” que tem como objetivo angariar fundos para compra e substituição da Unidade Móvel adaptada para a equipa de Rua SMACTE. Esta ação contará com o apoio media do programa a PRAÇA da RTP.

PORQUE DEVE APOIAR A NOSSA CAMPANHA?

Todos os dias equipas especializadas deslocam-se em Unidades Móveis para garantir que os cuidados sócio sanitários continuem a ser uma realidade em Portugal. São conhecidas por Equipas de Rua, porque trabalham diariamente em espaço público, tendo o pragmatismo e até a coragem de marcar presença onde os problemas acontecem. Também assim é em Espinho há cerca de 14 anos, através da Equipa de Rua SMACTE, promovida pelo Centro Social de Paramos, que no ano passado sinalizou e acompanhou cerca de duas centenas de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, tendo um impacto indireto incalculável na saúde e bem-estar social da comunidade.

COMO APOIAR A CAMPANHA?

IRS SOLIDÁRIO - Doe 0,5% do imposto de IRS que já pagou ao Estado - NIPC 501 086 803

DONATIVOS ATRAVÉS DO IBAN – PT50 0007 0618 0013 6330 0038 3 ou na Sede – Travessa da Junta, 44 4500 - 451 Paramos

 

CSP assina protocolo com a Câmara Municipal de Espinho

Foi assinado no dia 24 de fevereiro o protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Espinho e o Centro Social de Paramos.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira e Manuel Costa e Silva, Presidente do Centro Social de Paramos.

Este protocolo celebra a colaboração entre as entidades envolvidas, no sentido de cedência de espaço no Mercado Municipal (loja 22) para a implementação da RLIS no Concelho. A RLIS constitui um instrumento privilegiado na articulação entre as várias entidades multissectoriais representadas nas estruturas locais com responsabilidades no desenvolvimento de serviços de ação social, traduzindo-se num modelo de organização social ou equiparadas, no setor da economia social, com responsabilidades no desenvolvimento da ação social, e na promoção de uma cultura de inovação social, colocadas ao serviço das necessidades dos cidadãos.

Contactos

Morada: Travessa da Junta, nº 44, 4500-541 Paramos
Telefone: 227330870
Telemóvel: 963239865
Fax: 227330879
E-mail: geral@centrosocialparamos.org

Área Reservada