Copyright 2018 - Centro Social de Paramos

Idosos & Companhia

O Centro Social de Paramos de abril de 2014 a abril de 2015 dinamizou o projeto “Idosos & Companhia”. Este projeto foi um dos 50 vencedores, de entre 282 concorrentes à Missão Sorriso.

Na sua prossecução teve como principais objetivos:

- Reduzir situações de isolamento, institucionalização e abandono de pessoas idosas, procurando ativar as redes de vizinhança, voluntariado e solidariedade e, em última instância, promovendo o bem-estar e melhorando a sua qualidade de vida;

- Proporcionar respostas especializadas e inovadoras de apoio e cuidado para pessoas idosas com demência e seus familiares.

Foi através de um conjunto diversificado de ações e serviços, que conseguimos: estimular a participação e autonomia das pessoas idosas, ocupando o seu tempo de forma positiva e significativa, potenciar as redes de suporte formal e informal, promover o estreitamento de laços entre pessoas idosas e a comunidade, melhorar as respostas/serviços disponíveis, combater os efeitos do isolamento social, a dependência e a solidão.

Ao longo deste ano foram acompanhados de forma direta e próxima 525 utentes diretos, e 1500 indiretos do concelho de Espinho.

Foram avaliados no seu domicílio 185 idosos do concelho de Espinho, dos quais 76 foram alvo de acompanhamento regular na sua residência (semanal/quinzenal/mensal).

Dos eventos de convívio (tarde com fados com a presença do Ruy de Carvalho como padrinho do projeto, convívio de natal realizado pela CME, exposição fotográfica do projeto intitulada “Histórias de vida”) usufruíram cerca de 300 idosos do Concelho de Espinho.

Foram alvo de 13 rastreios 161 idosos residentes no concelho de Espinho, sendo respetivamente 33 de Anta, 35 de Espinho, 68 de Paramos e 25 de Silvalde.

Foram também realizadas adaptações de domicílios de idosos e de uma instituição destinada a idosos.

Relativamente aos grupos de estimulação cognitiva, sensorial e funcional, foram beneficiários diretos dos mesmos, 33 utentes, 17 da freguesia de Paramos e 16 da freguesia de Anta.

Dos grupos de atividades ocupacionais, usufruíram 14 idosos da freguesia de Paramos.

As sessões de sensibilização contemplaram a participação de 74 utentes, dos quais 23 pertencem à freguesia de Anta-Guetim, 8 a Espinho, 23 a Paramos e 20 a Silvalde.

Os grupos destinados a cuidadores abrangeram a participação de 18 utentes do Concelho de Espinho, sendo 12 da freguesia de Anta-Guetim, 3 de Espinho e 3 de Paramos. Foram também realizadas 7 ações de formação para 50 cuidadores formais e profissionais.

Foi também criado um Banco de Ajudas Técnicas, o qual continua a disponibilizar à população do concelho de espinho produtos de apoio diversificados.

Apesar do projeto “Idosos & Companhia” ter terminado, algumas das ações serão continuadas pelo Centro Comunitário “Espaço Vivo”, mas também acreditamos que devido ao forte investimento em ações de formação continuará a haver um impacto na qualidade de vida dos idosos nos próximos anos.

Contactos

Morada: Travessa da Junta, nº 44, 4500-541 Paramos
Telefone: 227330870
Telemóvel: 963239865
Fax: 227330879
E-mail: geral@centrosocialparamos.org 
            dados.csparamos@gmail.com

Área Reservada