Copyright 2018 - Centro Social de Paramos

Centro Comunitário Participa no Peddy-Papper Interinstituições

 

Na passada quarta-feira um grupo de 18 crianças e jovens do Centro Comunitário tiveram um dia em grande!
Como habitualmente, participaram no Peddy-paper Interinstitucional que a ADCE promove anualmente e, mais uma vez, foi um dia repleto de animação!
Dizem que acordar cedo dá saúde e faz crescer e foi isso que fizemos! E logo de manhã, bem despertos, fizemos um conjunto de tarefas e respondemos a várias perguntas ao longo de um percurso à beira-mar que terminou na Piscina Solário Atântico de Espinho, onde recuperamos a energia com um delicioso almoço.
Seguiu- uma tarde de mergulhos, brincadeira e convívio. 
Como bónus, uma das equipas do Centro Comunitário teve a pontuação mais alta no Peddy-paper, tendo sido os vencedores no escalão dos mais velhos!!! 
Mas, na realidade, foi um dia em que todos venceram, uns pelo entusiasmo já habitual de participarem nesta atividade, outros porque foi a primeira que foram a esta piscina.
E a grande vitória é termos tido um fantástico dia de aventura em que o melhor prémio foi estar com bons amigos/as.

Veja a galeria de fotos no nosso facebook.

São João Estimula a Criatividade

 

 A propósito do São João, como vem sendo tradição, o grupo Ocuparte organizou mais um concurso de "Manjericos de São João". Cada candidato/a teve liberdade para criar um manjerico inspirado na temática "Joanina" apenas com a exigência de recorrer à reutilização de materiais.
 
No âmbito da 7.ª edição do concurso "Martelinho para que te quero”? , organizado pela Fundação da Juventude, este grupo pôs uma vez mais à prova o seu talento e elaborou um martelo que, por ser um dos selecionados, esteve exposto de 7 a 30 de Junho no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto.
 Fica a mostra de alguns dos trabalhos realizados e claro, parabéns pelos criativos trabalhos realizados!

  Veja a galeria de fotos no nosso facebook.

Campanha “Apanha o presente”

 

  Na passada sexta-feira o Centro Comunitário realizou no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos a campanha “Apanha o presente” dirigida a pessoas que têm cães. Esta campanha consistiu em sensibilizar através de abordagem direta e com distribuição de um flyer às pessoas, no sentido de adquirirem hábitos relativos à higiene dos seus amigos de 4 patas, até porque acima de tudo é uma questão de saúde pública.
  
Em complemento desta estratégia levada a cabo pelos/as Técnicos/as do Centro Comunitário, foi instalada no bairro, através da CM Espinho, uma caixa com sacos para apanhar o presente dos cães e um contentor para o seu depósito. A estrutura que serve de base a esses contentores foi colocada com o apoio da Junta de Freguesia de Paramos e de um morador.
  
Espera-se ter um Bairro mais amigo do ambiente e da saúde dos seus habitantes, pelo que se esperam comportamentos cívicos de todos/as os/as Paramenses e que quem apanhe o presente do seu cão possa contagiar outros a fazer o mesmo.

  Pela saúde de todos nós, apanhe o “presente”. O "presente" não é da Rua. A Rua é de todos Nós!

  Veja a galeria de fotos no nosso facebook.

Dia de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa

 

 Tendo como objetivo sensibilizar crianças e idosos para a existência da violência contra a pessoa idosa, veiculando a ideia de que estes atos constituem uma forma de violação dos direitos humanos, as respostas de apoio à Terceira Idade, o Centro Comunitário e o CLDS 3G “Espinho Vivo” – Eixo 3 e RLIS, promoveram várias iniciativas para clientes e colaboradores, que compreendeu a realização de 2 sessões de sensibilização, uma para os séniores, que teve o apoio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, e outra para crianças do CATL e idosos, dinamizada pelas estagiárias do curso Psicossocial da EPROFCOR. 
 
A campanha pressupôs a oferta de laços roxos, como símbolo da causa abordada, a distribuição de folhetos informativos pela freguesia e a realização e divulgação de um vídeo cujos protagonistas foram crianças e idosos sob o mote: “Respeitar a pessoa idosa é respeitar o próprio futuro.”
Estas ações de consciencialização culminaram com uma largada de balões, nos quais continham inscritas palavras transmissoras de gestos, valores, atitudes a ter face à pessoa idosa, sugeridas 
por jovens e crianças.

 Acreditamos que o respeito sobre a pessoa idosa pode falar mais alto e que todos, sem exceção, possamos dar voz ao silêncio.

 Violência?! Não consinta. DENUNCIE.

 

 Veja a galeria de fotos no nosso facebook.

O Verão Começou e a Nossa Época Balnear Também

 

    Parece que hoje o sol hoje até voltou mas nós que não gostamos de desperdiçar alegria, não nos temos deixado enganar pelas aparências meteorológicas e sim temos ido à praia. As       salas 4 e 5 foram na passada semana e esta semana a praia de paramos pertence à sala 6 e ao CATL.
    
E não é que temos tido dias fantásticos?! E acreditam que até golfinhos vimos? Não, não são efeitos colaterais do sol... sim, vimos golfinhos de verdade.
    
P.S. Se for à praia não se esqueça do protetor solar!! Ah e leve também um brinquedo, ou um livro para se distrair ... É que apesar do sol ser muito fixe, não devemos brincar com ele!

    Veja a nossa galeria de fotos no facebook.

CLDS 3G “Espinho Vivo” - Eixo 3 dinamiza Grupos de Jovens


No decurso da reestruturação de que foi alvo o Eixo 3, a atividade n.º 27 – “Comissão de Moradores” deixou de ser somente direcionada para a criação/revitalização de Associações de Moradores, passando a ser também foco de intervenção a população mais jovem dos Conjuntos de Habitação Social.
Atualmente o Eixo 3 vê concretizado o objetivo de criar 2 organizações temáticas e/ou juvenis, uma no C.H.S. de Anta (Friends&Friends) e outra no C.H.S. de Paramos (Funny Guys) que têm como objetivo desenvolver ações que vão ao encontro dos seus interesses, necessidades e motivações.
Desta forma, pretendemos ver reforçada a nossa atuação implementando iniciativas promotoras de ação comunitária através do desenvolvimento de atividades relacionadas com o desporto, a cultura urbana, artes e outros temas relevantes e de interesse.

Poderá ficar a conhecer um pouco melhor sobre estes jovens e as atividades que vão organizando, visitando as páginas do Facebook.

Eis mais uma iniciativa do Eixo 3 no reforço das competências do trabalho em equipa como forma de combate ao individualismo e autoexclusão.

Saiba + em:

👉https://www.facebook.com/FriendsFriends-1816001122038720/

👉https://www.facebook.com/Funny-Guys-2065818173687335/

 

Veja a galeria de fotos no nosso facebook.

VISITA À CAPELA DE SANTA MARIA ADELAIDE

Porque reconhecemos que para muitos idosos a religião é um dos fatores mais importantes para enfrentar os problemas de saúde (ou outros) e que os ajuda a ter uma atitude mais positiva e de esperança sobre o seu futuro, promovendo assim uma consequente melhoria no seu bem-estar, e também porque respeitamos diariamente a sua devoção, levamos ontem um grupo de séniores a visitar a capela de Santa Maria Adelaide, em Arcozelo.

Curiosidade:
Nesta capela encontram-se os restos mortais da Santinha de Arcozelo, como é conhecida, que embora não seja reconhecida oficialmente pela Igreja Católica, desperta a devoção de muitos.

Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Hoje assinala-se em todo o Mundo o dia de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Esta data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa tem como objetivos agitar a consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa, disseminando a ideia de que o que acontece com elas são atos normais.

A verdade é que estes atos constituem uma forma de violação dos direitos humanos. Estes atos são igualmente crimes.

Pela voz dos nossos idosos, deixamos o apelo:
RESPEITE, dê-lhe carinho e atenção. CUIDE.

Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito.
Dê voz ao silêncio. NÃO CONSINTA. DENUNCIE.

Contacte»
Polícia de Segurança Pública 
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima 
Linha do Cidadão Idoso (800 20 35 31) 
Linha nacional de Emergência Social (114)
Ministério Público

 

Veja o vídeo no nosso faccebook.

Horta Biológica

Diz o ditado que colhemos o que plantamos. E parece que o que o ditado diz, diz muito bem! Sabem porquê? ecordam-se que nas férias da Páscoa os nossos jovens agricultores do CATL cultivaram a sua hortinha biológica?
Pois bem, imaginem só que já estamos a colher da nossa horta lindas,verdinhas e saborosas pencas e alfaces. E estamos muito ansiosos para colher as batatas, os tomates e as cebolas. Que rica e saudável saladinha prevemos comer.
E pronto, assim se colhe aquilo que se planta!

Feira das Profissões

Reforçar a aproximação entre os alunos do ensino básico e secundário e as instituições de ensino Superior, para que estes possam delinear o seu futuro académico e profissional,aproximar as escolas ao mundo empresarial e apresentar propostas nas áreas da educação, formação e emprego são sempre os grandes desafios da Feira das Profissões promovida pelo CSP. Este ano, não foi exceção, e para o cumprimento destes objetivos contamos a parceria de entidades de grande referência ligadas ao ensino superior, escolas profissionais, entidades formadoras e agrupamentos de escolas que, para além de apresentarem ofertas de formação, educação e emprego,também proporcionaram aos visitantes workshops, orientação vocacional e profissional, consultoria e análise do CV e gestão de carreiras e rastreios. Foram ainda proporcionadas atividades de animação, incluindo simuladores de realidade virtual 9D. Esperamos que estas propostas lhe tenham permitido “entrar na sua porta de saída”! Promover o impulso certo ao futuro dos jovens e desempregados continuará a ser uma missão para o CSP. Obrigado por ter aceite o nosso desafio!

Obrigado Famílias

Temos fortes probabilidades de ser a Instituição mais sortuda do Mundo. Sabem porquê? Nós respondemos e com muito orgulho: Porque no passado domingo recebemos o apoio de centenas de famílias e entidades que provaram, mais uma vez, confiar no nosso trabalho. Pessoas que vieram "viver" connosco uma manhã saudável com a(s)família(s) e que, com elas trouxeram sentimentos de amor, amizade, cumplicidade e partilha. Obrigado a todas por transformarem esta manhã, em mais um feliz capítulo da História desta Instituição. Obrigado pela confiança! Obrigado por caminharem ao nosso lado!

Dia Mundial da Criança

Diariamente esforçamo-nos por respeitar os direitos das crianças, mas neste dia, em especial, há um que tem de ser cumprido à risca, que não pode falhar de forma alguma e é levado mesmo mesmo muito a sério. O direito ao lazer! Pois é,hoje o dia foi totalmente dedicado à brincadeira! P.S. Alertamos que hoje há fortes probabilidades das crianças estarem um pouco mais cansadas do que é habitual. O motivo talvez possa ser dos saltos...dos milhões de saltos que deram no insuflável e do quanto se riram! Continuação de um feliz dia pequenotes.

Grupo Ocuparte Vai ao Museu

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, comemorado a 18 de Maio, 13 utentes do grupo Ocuparte do Centro Comunitário, mantendo a tradição de conhecer anualmente um monumento histórico, foi visitar o Palácio da Bolsa. Este Palácio, sede da Associação Comercial do Porto, onde decorrem os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade, encantou os nossos visitantes que se deliciaram com o Salão Árabe, a Sala dos Retratos, a Sala Dourada, entre tantos outros espaços de grande riqueza histórica e artística. Deixamos uma sugestão para fazer em família: visite o Palácio da Bolsa e não se esqueça de olhar para o céu.

Viagem à Nossa Medida

Na passada sexta-feira visitamos uma cidade à nossa medida. Não entenderam? Nós explicamos! Fomos ao parque lúdico-pedagógico mais antigo do País, que divulga a história, a geografia e a arquitetura portuguesa e de outras culturas e está localizado em Coimbra. Sabem qual !? Vamos dar mais umas dicas: Este parque temático, onde as casas regionais e os monumentos são “pequenitamente” adaptados a nós, é ”grandiosamente” divertido. Sentimo-nos gigantescos em qualquer lugar e estivemos “gigantemente” divertidos. Para além de passearmos também sujamos as mãos. É verdade! Participamos numa oficina de expressão artística, onde “sovamos” o barro, demos “asas à criatividade” e fizemos verdadeiras obras de arte através da técnica do rolinho. E sabem o que lá fizemos também e mesmo mesmo muito?! Brincamos como gente grande! Já descobriram onde fomos?! Isso mesmo! Ao Portugal dos Pequenitos.

A Viagem da Fé e Esperança

O Santuário de Fátima é um dos locais mais acarinhados pelos nossos idosos, na sua maioria grandes devotos de Nossa Senhora. E por isso, e conforme já é habitual, o CSP proporcionou a dois grupos de idosos a grande viagem de fé, de devoção e de convívio. O objetivo? É simples e tão valioso. Proporcionar aos idosos momentos marcantes, de fraternidade, de reflexão e de companheirismo. Momentos que os façam sentir bem. E levá-los a Fátima é oferecer-lhes tranquilidade, esperança e momentos de felicidade. E assim regressaram, com o coração cheio de esperança.

Dia Mundial da Dança

Dizem que o dia mundial da dança se assinalou dia 29 de abril, mas no Lar S. José comemoramos sempre que for possível...

 

Contactos

Morada: Travessa da Junta, nº 44, 4500-541 Paramos
Telefone: 227330870
Telemóvel: 963239865
Fax: 227330879
E-mail: geral@centrosocialparamos.org 
protecaodedados@centrosocialparamos.org  

 

Área Reservada