CENTRO COMUNITÁRIO
O Centro Comunitário é uma resposta polivalente direcionada para a comunidade de Paramos, onde se desenvolvem serviços e atividades que, de uma forma articulada, tendem a constituir um polo de animação com vista à promoção da equidade social.
As atividades são organizadas e planeadas tendo em conta as necessidades globais da população, sempre numa função de carácter preventivo e de minimização dos efeitos de exclusão social, assumindo-se também como agente dinamizador da participação das pessoas, famílias e grupos sociais, factor de desenvolvimento local, social e de promoção da cidadania.
SERVIÇOS
Jovens em ação
É um serviço destinado a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, que estejam a frequentar o ensino a partir do 2.º ciclo.
Pretende ser um contexto destinado à ocupação positiva do tempo livre, decorre em horário pós-escolar e nas férias letivas, e um recurso aos jovens e às famílias, que lhes possibilitará o acesso a atividades diversificadas, diferenciadas das oferecidas pelo contexto escolar e familiar.
Intervenção com Idosos
Promover o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida, através do desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva e motora, atividades de grupo por forma a contribuir para a diminuição do isolamento social e da solidão.
Apoio à Família e Comunidade
Este serviço pretende constituir um apoio às famílias e comunidade nas mais diversas vertentes do seu dia-a-dia, procurando ser um agente mediador, facilitador e impulsionador de dinâmicas familiares salutares, intervindo de forma individual e/ou comunitária.
Oficinas de Emprego
Divulgação de ofertas de emprego e cursos de formação através do “Mural do Emprego”, apoio na elaboração/atualização de currículos e na definição do plano de inserção no mercado de trabalho; articulação e encaminhamento para IEFP, GIPS, empresas e outras entidades competentes na área da formação e emprego; realização de ações de (in)formação para desempregados/as e jovens adultos/as à procura do primeiro emprego;
Centro de Recursos
O Centro de recursos inclui:
o Banco Alimentar: atribuição de produtos alimentares em situações pontuais e necessárias;
- Banco de bens: serviço baseado numa política de economia circular, recebendo e doando gratuitamente bens como roupa, calçado e mobiliário;
- Banco de Ajudas Técnicas: Cedência de equipamentos de ajudas técnicas a pessoas em situação de dependência física;
- Balneário Social: Espaço que possibilita a realização dos cuidados de higiene pessoal, serviço de lavandaria, vestuário, calçado e artigos de higiene pessoal. Destina-se a pessoas que não tenham condições de habitabilidade adequadas para suprirem as suas necessidades ao nível da higiene pessoal e tratamento de roupa.
Serviço Móvel de Apoio à Comunidade
Equipa de Rua que funciona desde 2001, atualmente cofinanciado pelo ICAD (Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências), no âmbito da política de intervenção de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD). Acompanha pessoas maiores de idade, que apresentem consumos de SPA’s (substâncias psicoativas), com maior foco nas ilícitas, e que frequentem o concelho de Espinho. A principal estratégia de ação é a relação de proximidade através da intervenção em espaço público e em Unidade Móvel.
HORÁRIOS
Horário de Intervenção em Unidade Móvel
Programa de Substituição Opiácea - BLE
(os horários podem sofrer alterações por razões imprevistas)
De Segunda a Sábado (inclui feriados)
10:00H às 10:30H: Rua Coração de Jesus, Paramos
10:40H às 11:10H: Rua 20, Espinho (junto ao Cemitério)
11:15H às 11:45H: Rua 37, Espinho (junto ao Centro de Saúde)
GIRO DE RUA
Sexta: 18:30H às 21:30H
A equipa desenvolve rotas espontâneas de mapeamento, no concelho de Espinho, em horários flutuantes
SERVIÇOS QUE DISPONIBILIZA
Troca e/ou distribuição de material (material de consumo injetado e/ou fumado, preservativos internos e/ou externos e lubrificantes, pequena refeição/snack, roupas e material de higiene);
Cuidados de saúde (primeiros socorros, cuidados de higiene, cuidados de enfermagem, Programa de Substituição Opiácea, vacinação e rastreios, terapêutica medicamentosa, avaliação e consulta médica, educação para a saúde e análises clínicas);
Apoio psicossocial (triagem, apoio social, apoio psicológico, avaliação psicossocial, aconselhamento, encaminhamento, acompanhamento, apoio jurídico, acompanhamento ao local/mediação, serviço de lavandaria e distribuição de roupas);
Informação e formação (distribuição de material informativo, divulgação de informação e de serviços e ações de (in) formação e sensibilização junto da população-alvo, parceiros e comunidade).
O SMACTE é ainda responsável pela gestão de um apartamento partilhado para pessoas em situação de sem-abrigo com comportamentos aditivos, enquanto resposta de autonomização.
CONTACTOS
Endereço
Uma Vida
Equipa de intervenção e acompanhamento psicossocial de pessoas em situação de sem-abrigo no concelho de Espinho que conta com a parceria de todas as instituições que compõe o NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo) de Espinho. Intervém essencialmente através do contacto de rua, do atendimento formal, acompanhamento nas rotinas do dia-a-dia e inserção socioprofissional.
SERVIÇOS QUE DISPONIBILIZA
Triagem e acompanhamento psicossocial (co-construir um projeto de vida alternativo, apoio na resolução de exigências e dificuldades do dia-a-dia,...);
Acesso a bens de 1ª necessidade (apoio alimentar, cuidados de higiene, ...)
HORÁRIOS
Os horários de equipa são ajustados de acordo com as necessidades das pessoas acompanhadas, podendo sofrer alterações.
De Segunda a Sexta
9:30H às 13:00H
14:00H às 17:30H
(trabalho de gabinete, giros de rua, mapeamento de território, acompanhamentos com utentes, …)
GIRO DE RUA FIXO
4.ª feira das 18:30H às 21:30H
A aspiração máxima deste projeto é o investimento no ser humano, no processo motivacional para alteração da situação de vulnerabilidade e na procura ativa de “alternativa à rua”.
Porquê? Porque acreditamos que cada vida é Uma Vida.
CONTACTOS
Endereço
SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
Atendimento e acompanhamento social à comunidade de Paramos e Espinho, sempre que se verifique uma situação de vulnerabilidade. Promoção e desenvolvimento de uma intervenção articulada e integrada de entidades com responsabilidade em ação social, para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos cidadãos, com vista à inclusão e reforço da coesão social.
Esta intervenção tem sempre por base os direitos, deveres e responsabilidades, das pessoas/famílias bem como os serviços adequados à situação, fazendo o respetivo encaminhamento, caso se justifique.
HORÁRIOS
Mercado Municipal de Espinho
Segunda a sexta das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30 (exceto 4ªf de manhã).
PARAMOS
Terças e quintas feiras das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
Gabinete de Apoio à Vítima - "Espaço Bem Me Quero"
O “Espaço Bem Me Quero” ´é uma Estrutura de Atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vitimas de violência Doméstica e violência de Género. Integra a Rede Nacional de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica(RNAVVD) e é Financiada pelo Programa – Pessoas-2030 –
Os atendimentos, e acompanhamento são realizados nas vertentes social, psicológica, jurídica e informacional, constituindo-se como um espaço de proximidade e confidencialidade.
OBJetivos
Assegurar o atendimento personalizado às vítimas de violência doméstica e a outras pessoas que procurem apoio no âmbito da violência doméstica junto da estrutura de atendimento;
Realizar o diagnóstico das situações concretas das vítimas, desenvolvendo os esforços necessários para serem asseguradas as condições essenciais face ao risco/perigo a que podem estar sujeitas;
Acompanhar e/ou encaminhar as vítimas para as respostas adequadas, perante cada caso em concreto e, atendendo, entre outros fatores, ao seu bem-estar físico e psicológico, proteção e segurança;
Prestar informação adequada às vítimas, relativamente à tutela dos seus direitos, recursos e respostas; promovendo o encaminhamento para os mecanismos e apoios existentes; Apoiar a reformulação do projeto de vida das vitimas;
Dinamizar ações de informação e de formação sobre a problemática da violência doméstica e de género, junto de públicos estratégicos a nível regional e local.
HORÁRIO dE FUNCIONAMENTO
De Segunda a Sexta
Das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
CONTACTOS
Endereço
POAPMC
O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.
O centro Social de Paramos através deste programa apoia mensalmente, com géneros alimentares famílias e/ou pessoas que se encontram em situação de carência económica. A integração e/ou manutenção neste programa obriga a uma avaliação técnica e acompanhamento do/a gestor/a do processo durante o período de permanência.
Este programa inclui ainda a participação das famílias e /ou indivíduos em ações de informação e sensibilização de forma a serem capacitados/as para uma correta utilização dos produtos alimentares, prevenção dos desperdícios e gestão do orçamento familiar.