Centro Comunitário

O Centro Comunitário é uma resposta social destinada à comunidade em geral da freguesia de Paramos, pretendendo, no entanto, ser uma estrutura de apoio às pessoas/famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

Tem como princípio essencial a organização de respostas integradas, prestando serviços e favorecendo o acesso a atividades e oportunidades a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de isolamento social.

Assume simultaneamente uma função de carácter preventivo, de minimização dos efeitos de exclusão social e de agente dinamizador da participação da comunidade, fatores essenciais para o desenvolvimento local e social.

Image

Serviços:

  • Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS): destina-se ao atendimento e acompanhamento de pessoas/famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. Inclui ainda o Gabinete de Apoio Psicológico para crianças, jovens e adultos.
  • Intervenção com Adultos: dinamização de três grupos de intervenção (Integrarte, Ocuparte e Empregarte), incluindo sessões de sensibilização/informação para a melhoria de competências pessoais, sociais e parentais, articuladas com o acompanhamento no domicílio; ateliês ocupacionais para a promoção do bem-estar; e ações para promoção da aquisição de competências de empregabilidade.
  • Intervenção com Crianças/Jovens (Neteca e Neteca em Férias): serviço vocacionado para o acompanhamento e promoção da ocupação construtiva do tempo livre durante o período de aulas e férias escolares, de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.
  • Iniciativas para a Comunidade: dinamização de iniciativas para a comunidade em geral, destacando-se a Feira das Profissões, a Quermesse Comunitária e a realização de atividades de caráter sócio-educativo e recreativo no âmbito da educação ambiental, cidadania, participação cívica e identificação com o espaço habitacional no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos.
  • Apoio Alimentar: gestão das serviços de apoio alimentar como o Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), Banco Alimentar e Programa de Emergência Alimentar (PEA). Neste âmbito facilita-se o acesso consultas gratuitas de nutrição.
  • Sessões nas Escolas: destinadas aos alunos/comunidade educativa dos Agrupamento de Escolas da freguesia de Paramos/ concelho de Espinho, sendo a título de exemplo tratada a temática do bullying.
  • Balneário Social: possibilita o acesso a cuidados de higiene a indivíduos que não possuam condições de habitabilidade que assegurem tais cuidados.
  • Apoio ao Idoso: acompanhamento no domicílio e promoção do acesso a bens/equipamentos (banco de ajudas técnicas) e a atividades destinadas a idosos em situação de isolamento social.

Contactos Intervenção Comunitária

Rua Coração de Jesus, 80, 4500-450 Paramos

22 7332090 (chamada para a rede fixa nacional)

22 7330879 (chamada para a rede fixa nacional)

geral@centrosocialparamos.org